quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


ESCOLA ESTADUAL CARLOS LYRA





PROJETO: CONSCIÊNCIA NEGRA, ARTE E CULTURA



TURMAS:   6º aos 9º anos





São José da Laje-AL
Novembro de 2012




SUMÁRIO



1- Identificação
2-Justificativa
3-Objetivos
3.1-Objetivo geral
3.2-Objetivos específicos
4-Área de estudos envolvidas
5-Cronograma de atividades
6-Culminância
7-Quadro de conteúdos
8-Avaliação





1-IDENTIFICAÇAO




ESCOLA ESTADUAL CARLOS LYRA
TEMA GERADOR-DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA




OBJETIVO DISPARADOR- Conscientizar ao educando sobre a importância do negro e de sua cultura para a constituição e identidade da nação brasileira, abominando o preconceito e o racismo, respeitando a diversidade humana, buscando nossas raízes e herança cultural trazidas pela influência africana.




Perfil do grupo:Professores e alunos
Responsável pelo projeto:Professores, alunos, coordenação e direção.

Período-20 de outubro a 24 de novembro de 2012




2-JUSTIFICATIVA



O objetivo deste projeto é favorecer a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propondo através de demonstrações culturais ressaltar os valores que impulsionaram na formação da identidade dos povos de origem africana.
Desse modo, esperamos que nosso projeto desenvolva  nos  educandos  a atitude de valorizar e respeitar às pessoas negras, à sua descendência africana,sua cultura e história, buscando compreender seus valores e lutas.



3.OBJETIVOS


3.1-Objetivo geral
Desenvolver nos educandos uma consciencia de respeito e valorização dos povos negros, da cultura africana e afro-brasileira na sociedade, destancando a importância dos mesmos na construção da identidade no povo brasileiro.

3.2-Objetivos específicos
.Pesquisar a história da África;
.Reconhecer as heranças culturais recebidas das culturas africanas que estão inseridas em nosso cotidiano;
. Oferecer elementos para a compreensão da contribuição dos povos nas relações sociais, econômicas e culturais na formação da nossa região e do Brasil;
.Ampliar conceitos de valores;
.Pesquisar a contribuição das religiões africanas para a religiosidade do povo brasileiro;
.Identificar o sincretismo religioso;
.Localizar geograficamente comunidades quilombolas brasileiras fazendo comentários sobre cada uma delas;
.Pesquisar as danças e culinária africana;
.Produzir textos dentro dos diversos gêneros textuais que retratem conceitos sobre discriminação e preconceito;
.Reconhecer linguagens e falares afro-brasileiros;
.Identificar folguedos, músicas, instrumentos musicais e indumentarias africanas, presentes na nossa cultura;
.Pesquisar as denominações afro-brasileiras;
.Construir gráficos e maquetes da demografia populacioanl negra em Alagoas e no país.
.Construir uma consciencia respeitosa através do dialógo.

4-ÁRES DE ESTUDOS ENVOLVIDAS

-História
-Geografia
-Ensino Religioso
-Arte
-Língua Portuguesa
-Ciências
-Matemática
-Lingua Est. Moderna Inglês




5-CRONOGRAMA

Período 20 a 24 de novembro de 2012

Atividades Recursos
Sensibilização dos alunos quanto ao tema;
Leitura de diferentes tipos de textos sobre o tema;
Orientações de pesquisas;
Confecções de cartazes;
Confecções de maquetes;
Exibição de filmes;
Apreciação de músicas, poemas e danças;
Produção textuais;
Levantamento de culinária africana presente à mesa brasileira;
Destaque ao sincretismo religioso;
Exposição de trabalhos;
Localização da África;
Aula de campo.


-Textos diversos;
-Pesquisas;
-Reportagens;
-Dvd's;
-Filmes;
-Data show.


6-CULMINÂNCIA



.A culminância deste projeto  será no dia 24(sábado) de novembro no pátio da escola, através de:

-Exposição de trabalhos realizados durante a execução






das atividades do período de 20 de outubro a 24 de novembro de 2012;
-Apresentação de atividades e trabalhos;Encenação, danças, poemas, textos, maquetes, painéis, etc.
-Apresentações de músicas, comidas, etc.





7-AVALIAÇÃO



Será realizada diariamente através de:

-Acompanhamento
-Observação
-Participação
-Desempenho
-Organização
-Atividades








 




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